
[Usado] Peugeot 308 THP usado é uma boa compra? Veja as dicas
[Usado] Peugeot 308 THP usado é uma boa compra? Veja as dicas
Hatch médio não é a primeira escolha de boa parte dos consumidores hoje em dia. Em tempos de SUVs quando o assunto é zero quilômetro, o mercado de usados tende a ganhar mais velocidade no pós pandemia e há boas opções de carros usados (e até mesmo fora de linha) como o Peugeot 308.
Seguindo a linha dos carros franceses ele oferece boa lista de equipamentos e um avanço de projeto que se traduz em custo mais alto de manutenção. Analisamos desta vez o Peugeot 308 THP da série especial Roland Garros fabricado em 2014.
Nesta época o Peugeot 308 tinha o bom motor THP quatro cilindros turbo de 165cv e 24,5kgfm de torque. Este propulsor é muito superior ao 1.6 ou 2.0 aspirado disponíveis à época com números de consumo que equivalem a 8,5km/litro na cidade e 10,5km/litro na estrada e disposição para acelerar embora beba apenas gasolina.
A lista de equipamentos também é boa: há teto de vidro panorâmico, ar condicionado digital (nesta versão), multimídia com bluetooth e GPS nativo e câmbio automático de seis marchas Aisin que é superior aos antigos AL4 usados pela PSA. Apesar de potente o carro é um pouco lento nas trocas de marchas evoluindo a cada 2.500rpm ou 3.000rpm no modo esportivo. Há no mercado dispositivos em formato de chip que ajustam o regime de trabalho do motor para fazer trocas a cada 1.800rpm e resultam em maior economia.
Confortável, o Peugeot 308 não é muito alto em relação ao solo e a suspensão tem curso reduzido. A posição de dirigir também é superior com painel posionado mais abaixo do esperado. Da mesma forma a direção eletro-hidráulica é um pouco pesada para o perfil do carro mas é bem precisa sem lentidão nas reações. Os bancos em couro são largos mas não muito macios. Vale a consideração: a proposta esportiva do carro é o que norteou seu desenvolvimento e por isso tais características.
Manutenção cara? Depende
Para comprar um Peugeot 308 como o dessas fotos que pertence ao administrador Douglas Antoni a receita é analisar a manutenção preventiva com histórico confiável (revisão em concessionária ou mecânico experiente nas soluções mecânicas do veículo). Antes de comprar, Antoni pediu o laudo cautelar ao vendedor e fez um orçamento na própria concessionária da rede. "Fiquei surpreso quando me falaram que a revisão de 60 mil km rodados custaria R$ 1.400 com troca de óleo, filtros, scanner e substituição de itens importantes como o diafragma do óleo que é um ponto de atenção", disse.
O serviço na concessionária em São Paulo foi oferecido dentro dos parâmetros do Peugeot Total Care. "Foi muito bom, embora tenham me oferecido vários outros serviços que é normal mas são mais caros como higienização dos bancos em couro e oxi sanitização do ar condicionado o serviço foi preciso porque eles entendem do carro", completou Douglas Antoni.
Em 2014 a Peugeot passou a usar um ajuste de suspensão melhor com vários aprimoramentos que tornaram o conjunto mais robusto. Ainda assim a pouca altura em relação ao solo e os pneus aro 17 de perfil fino fazem o hatch raspar facilmente em buracos e valetas.
Pontos de atenção
O motor THP requer apenas manutenção preventiva com alguns detalhes importantes. A cada troca de óleo deve ser substituído o diafragma que evita a invasão de óleo no motor, como medida preventiva. Essa peça custa em média R$ 50 além dos R$ 200 previstos para a troca de óleo com lubrificante 5W30 (sintético).
Outro ponto importante é a durabilidade da tampa de válvula que tende a aquecer e desgastar as juntas e a própria peça. No mercado de reposição essa substituição é cara, em torno de R$ 3.000 com suporte para a mangueira da turbina.
A turbina não traz problemas de funcionamento mas resulta em muito calor. Houve um recall para instalação de presilhas que seguram a manta de proteção no capô. Se não for feito a peça tende a descolar e encostar na turbina o que pode até resultar em incêndio. Por fim, a bomba de combustível de alta pressão ajustada para trabalhar com gasolina pode apresentar problema com o nosso combustível e custa cerca de R$ 2.000,00.
Outro problema comum de desgaste é nos batentes dos amortecedores que tem curso reduzido e se desgastam mais facilmente. Vale a pena trocar o kit completo que custa em torno de R$ 300. Amortecedores custam cerca de R$ 800 o par traseiro ou R$ 1.300 os dianteiros.
Por conta desse histórico, é preciso analisar como foi feita a manutenção no carro antes de fechar negócio.
Desvaloriza mas entrega
Como é sabido os carros do grupo PSA tendem a desvalorizar de forma acentuada. No entanto, bem equipados, e com boa manutenção, são opções interessantes no mercado de usados. Mas vale saber que o valor de comercialização dos modelos no mercado de usados gira em torno de 30% abaixo do preço de tabela. No caso específico do carro de Douglas Antoni, a série Roland Garros 2014 tem como ponto positivo o motor 1.6 THP e teve apenas 250 unidades vendidas o que pode fazer o carro se valorizar no futuro. Este carro tem valor de tabela de R$ 42.510,00. O preço de comercialização fica próximo do valor de tabela em função das poucas unidades vendidas e com o elogiado motor THP que é usado até hoje.
No mesmo ano, a versão 2.0 aspirada tem preço de tabela de R$ 36.449,00 e de comercialização em torno de R$ 27 mil. A versão 1.6 Activ tem valor de tabela de R$ 34.608 e preço de comercialização em torno de R$ 24 mil.
Veja o que analisar neste carro no vídeo exclusivo do canal Autos TV
Fonte: r7.com