[Usado] Peugeot 308 THP usado é uma boa compra? Veja as dicas

[Usado] Peugeot 308 THP usado é uma boa compra? Veja as dicas


Marcos Camargo Jr


Hatch médio não é a primeira escolha de boa parte dos consumidores hoje em dia. Em tempos de SUVs quando o assunto é zero quilômetro, o mercado de usados tende a ganhar mais velocidade no pós pandemia e há boas opções de carros usados (e até mesmo fora de linha) como o Peugeot 308.



Peugeot Divulgação


Seguindo a linha dos carros franceses ele oferece boa lista de equipamentos e um avanço de projeto que se traduz em custo mais alto de manutenção. Analisamos desta vez o Peugeot 308 THP da série especial Roland Garros fabricado em 2014. 



Nesta época o Peugeot 308 tinha o bom motor THP quatro cilindros turbo de 165cv e 24,5kgfm de torque. Este propulsor é muito superior ao 1.6 ou 2.0 aspirado disponíveis à época com números de consumo que equivalem a 8,5km/litro na cidade e 10,5km/litro na estrada e disposição para acelerar embora beba apenas gasolina. 



Marcos Camargo Jr


A lista de equipamentos também é boa: há teto de vidro panorâmico, ar condicionado digital (nesta versão), multimídia com bluetooth e GPS nativo e câmbio automático de seis marchas Aisin que é superior aos antigos AL4 usados pela PSA. Apesar de potente o carro é um pouco lento nas trocas de marchas evoluindo a cada 2.500rpm ou 3.000rpm no modo esportivo. Há no mercado dispositivos em formato de chip que ajustam o regime de trabalho do motor para fazer trocas a cada 1.800rpm e resultam em maior economia.



Com seis airbags de série e teto de vidro panorâmico segurança e conforto dão as mãos no 308
Com seis airbags de série e teto de vidro panorâmico segurança e conforto dão as mãos no 308 Peugeot Divulgação


Confortável, o Peugeot 308 não é muito alto em relação ao solo e a suspensão tem curso reduzido. A posição de dirigir também é superior com painel posionado mais abaixo do esperado. Da mesma forma a direção eletro-hidráulica é um pouco pesada para o perfil do carro mas é bem precisa sem lentidão nas reações. Os bancos em couro são largos mas não muito macios. Vale a consideração: a proposta esportiva do carro é o que norteou seu desenvolvimento e por isso tais características. 



Manutenção cara? Depende



Para comprar um Peugeot 308 como o dessas fotos que pertence ao administrador Douglas Antoni a receita é analisar a manutenção preventiva com histórico confiável (revisão em concessionária ou mecânico experiente nas soluções mecânicas do veículo). Antes de comprar, Antoni pediu o laudo cautelar ao vendedor e fez um orçamento na própria concessionária da rede. "Fiquei surpreso quando me falaram que a revisão de 60 mil km rodados custaria R$ 1.400 com troca de óleo, filtros, scanner e substituição de itens importantes como o diafragma do óleo que é um ponto de atenção", disse. 



Imagem  da época: sensores de luz e DRLs além de faróis com 3 projetores são destaque
Imagem da época: sensores de luz e DRLs além de faróis com 3 projetores são destaque Peugeot Divulgação


O serviço na concessionária em São Paulo foi oferecido dentro dos parâmetros do Peugeot Total Care. "Foi muito bom, embora tenham me oferecido vários outros serviços que é normal mas são mais caros como higienização dos bancos em couro e oxi sanitização do ar condicionado o serviço foi preciso porque eles entendem do carro", completou Douglas Antoni.



Espaçoso mas não muito alto Peugeot 308 vive raspando nas valetas com dianteira bicuda
Espaçoso mas não muito alto Peugeot 308 vive raspando nas valetas com dianteira bicuda Marcos Camargo Jr


Em 2014 a Peugeot passou a usar um ajuste de suspensão melhor com vários aprimoramentos que tornaram o conjunto mais robusto. Ainda assim a pouca altura em relação ao solo e os pneus aro 17 de perfil fino fazem o hatch raspar facilmente em buracos e valetas.



Pontos de atenção



O motor THP requer apenas manutenção preventiva com alguns detalhes importantes. A cada troca de óleo deve ser substituído o diafragma que evita a invasão de óleo no motor, como medida preventiva. Essa peça custa em média R$ 50 além dos R$ 200 previstos para a troca de óleo com lubrificante 5W30 (sintético).



Marcos Camargo Jr


Outro ponto importante é a durabilidade da tampa de válvula que tende a aquecer e desgastar as juntas e a própria peça. No mercado de reposição essa substituição é cara, em torno de R$ 3.000 com suporte para a mangueira da turbina.



A turbina não traz problemas de funcionamento mas resulta em muito calor. Houve um recall para instalação de presilhas que seguram a manta de proteção no capô. Se não for feito a peça tende a descolar e encostar na turbina o que pode até resultar em incêndio. Por fim, a bomba de combustível de alta pressão ajustada para trabalhar com gasolina pode apresentar problema com o nosso combustível e custa cerca de R$ 2.000,00. 



Marcos Camargo Jr


Outro problema comum de desgaste é nos batentes dos amortecedores que tem curso reduzido e se desgastam mais facilmente. Vale a pena trocar o kit completo que custa em torno de R$ 300. Amortecedores custam cerca de R$ 800 o par traseiro ou R$ 1.300 os dianteiros. 



Por conta desse histórico, é preciso analisar como foi feita a manutenção no carro antes de fechar negócio.



Desvaloriza mas entrega



Acabamento interno é de boa qualidade com painel soft touch e metais de toque frio
Acabamento interno é de boa qualidade com painel soft touch e metais de toque frio Marcos Camargo Jr


Como é sabido os carros do grupo PSA tendem a desvalorizar de forma acentuada. No entanto, bem equipados, e com boa manutenção, são opções interessantes no mercado de usados. Mas vale saber que o valor de comercialização dos modelos no mercado de usados gira em torno de 30% abaixo do preço de tabela. No caso específico do carro de Douglas Antoni, a série Roland Garros 2014 tem como ponto positivo o motor 1.6 THP e teve apenas 250 unidades vendidas o que pode fazer o carro se valorizar no futuro. Este carro tem valor de tabela de R$ 42.510,00. O preço de comercialização fica próximo do valor de tabela em função das poucas unidades vendidas e com o elogiado motor THP que é usado até hoje.



308 estreou em 2011 no Brasil e foi até 2017 sendo substituído por nova geração que durou pouco
308 estreou em 2011 no Brasil e foi até 2017 sendo substituído por nova geração que durou pouco Salão do Automóvel


No mesmo ano, a versão 2.0 aspirada tem preço de tabela de R$ 36.449,00 e de comercialização em torno de R$ 27 mil. A versão 1.6 Activ tem valor de tabela de R$ 34.608 e preço de comercialização em torno de R$ 24 mil.



Veja o que analisar neste carro no vídeo exclusivo do canal Autos TV





Fonte: r7.com

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